domingo, 1 de janeiro de 2012

A Volta da Santa

O Natal Já lá vai e aproxima-se o dia de reis que na Quarta-Feira não tem qualquer celebração especial. Todavia, porque na freguesia vizinha de Águas Belas existe uma tradição antiga coincidente com o dia de reis, que se estende a duas das anexas de Sortelha, talvez por uma razão de proximidade, aqui fica uma pequena referência a essa tradição, a que o povo chama “ A Volta da Santa”.
Na Quarta-Feira conta-se que há muitos anos, nas terras do termo de Águas Belas e possivelmente também na Quarta-Feira e Dirão da Rua, desaparecia todos os anos uma pessoa sem que alguém soubesse o que lhe tinha acontecido.
Assustados com o insólito acontecimento, os habitantes prometeram dar todos os anos, no dia de reis, uma volta com a imagem de Nossa Senhora por toda a freguesia de Águas Belas, incluindo no trajeto também as aldeias de Quarta-Feira e Dirão da Rua que, embora pertencendo à freguesia de Sortelha, ficam mais próximas de Águas Belas.
Uma comissão de quatro mordomos vai a todas as casas dar a imagem de Nossa Senhora a beijar a cada uma das famílias, dizendo à chegada a cada casa:
“ Nossa Senhora entra nesta casa” – ao que a família visitada responde: - “Nossa Senhora é que cá queremos”. Após esta resposta, os mordomos entram e dizem: - “Boas Festas corporais e espirituais para toda a família”, seguidamente e com o devido respeito, os elementos da família presentes ajoelham-se e beijam o quadro de Nossa Senhora, que um dos homens traz pendurado ao pescoço.
Terminada esta parte, a família oferece algumas bebidas e bolos, que previamente colocou sobre a mesa, mas que os visitantes só aceitam de onde em onde, dado o grande número de casas que têm que visitar não lhes permitir beberem em todo o lado.
Finalmente, não se sabendo muito bem porquê, os homens deixam maços de cigarros para as pessoas fumarem. Nesse dia, jovens e adultos, todos fumam um cigarro dizendo: - “Este não faz mal porque é da Santa”.
Cumprindo anualmente esta promessa, segundo os mais antigos contam, nunca mais desapareceu ninguém até ao dia em que, por causa de um grande nevão, não puderam dar a Volta e, de novo, uma pessoa desapareceu. Após esse acontecimento, prometeram que a “Volta” seria dada independentemente das condições climatéricas, o que ainda hoje acontece.

Sem comentários:

Enviar um comentário