quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

As Festas na Freguesia de Sortelha

O povo de Sortelha possui tradições muito ligadas à religião, pelo que a maior parte das suas festas são de carácter religioso.
Geralmente as festas são compostas de duas partes bem distintas: uma primeira parte religiosa, em que é festejado cada um dos santos da terra ( Stº Antão, Stº António, etc ) com as respectivas cerimónias religiosas, entre as quais as tradicionais procissões e uma outra parte profana, nas tardes do dia da festa e também no dia seguinte em que o povo dá largas à sua alegria e festeja das mais variadas maneiras aquilo a que chama “ a segunda feira da festa.
É neste dia que têm lugar as actividades de carácter lúdico. Para além da missa, que costuma ser celebrada por volta do meio dia, não há nesse dia qualquer outra ocupação que não seja o divertimento. Após o almoço as pessoas vão-se juntando nos cafés ou nos lugares onde se costuma realizar o tradicional baile. Como o dia é de festa e não há nada para fazer, existe sempre alguém que convida um grupo para um jogo, ideia que geralmente é bem aceite pelos presentes. Decide-se qual a modalidade, se não foi previamente referida no acto do convite e o jogo inicia-se. Um dos jogos que goza de preferência dos habitantes de Sortelha nestas ocasiões é o jogo da malha, embora se joguem outros, como a raiola ou vintém, a pétanque ( petanca ), o jogo do galo, o jogo do pau ensebado, as corridas de burros, as corridas de sacos, etc.
Entretanto, enquanto os mais velhos e as crianças jogam, a juventude, rapazes e raparigas festejam a seu modo aquele dia de folga por que tanto anseiam ao longo do ano, abrilhantando com os seus trajes domingueiros e sobretudo com muita alegria, o grandioso baile que nessa data é acontecimento de grande importância local.
Ao som de um tocador ou de um conjunto musical, outrora ao som da concertina, o largo enche-se de gente. É ali que rapazes e raparigas tantas vezes iniciam os seus namoricos, dado que o momento é de euforia festiva e proporciona uma certa desinibição necessária para se lançarem uns belos piropos ou umas declarações de amor.
Geralmente também não faltam nas varandas circundantes e noutros lugares propícios à observação, espectadores atentos, principalmente mulheres, com maior espírito de atenção a estas coisas que vão comentando os comportamentos dos pares que animam o espectáculo do baile. Nada lhes escapa e se alguém dança com o mesmo par várias vezes, torna-se logo alvo da sua observação e há logo alguém que diz que já namoram: - “Eles andam muito apitchados”.
De um modo geral, salvo algumas excepções, é assim que decorrem os dias de festa em Sortelha e nas suas anexas.
As principais festas da freguesia são: as festa de Stº Antão e a de Stº António em Sortelha, a festa da Senhora do Desterro na Quarta-Feira, pois a da Senhora de Fátima que costumava ser em Maio já não se tem realizado, a festa da Senhora da Guia nas Caldeirinhas, a festa de Stª Bárbara no Dirão da Rua e a festa da Senhora de Fátima celebrada na Azenha e na Ribeira da Nave.


Sem comentários:

Enviar um comentário