quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Ti António Maria

No inicio do século XX, mais precisamente no ano de 1906, nascia para o mundo, António Maria, filho de Joaquina Maria e José Joaquim Luís, tendo vindo a contrair matrimónio com Germina Maria Pires, filha de José Joaquim Pires e de Balbina Maria.
António Maria foi mais um cidadão da Quarta-Feira que, pelos contributos dados a esta terra, também faz parte da história deste povo.

Se outros que já aqui foram recordados tiveram mérito pelo nome que deram à Quarta-Feira,  por particularidades da sua personalidade ou da sua vida, também António Maria ocupa um lugar de destaque no que a figuras do passado diz respeito.
Falar de António Maria é viajar no tempo e recordar uma pequena parte da história desta localidade, pois a história faz-se com acontecimentos, datas, monumentos e outras coisas mas em primeiro lugar faz-se de pessoas que de alguma maneira contribuíram e deixaram marcas no meio e na sociedade de que, um dia, foram parte integrante.
António Maria era antes de mais, uma pessoa de bem e pelo bem, simples na sua essência e amigo do próximo.
O que fez pela Quarta-Feira contribuiu sem dúvida para o bem geral desta localidade, pois foi com a sua ajuda e iniciativa que a Quarta-Feira teve uma escola, pois ofereceu o terreno para a sua edificação e fez do ensino uma realidade nesta aldeia. Mas antes de a escola estar construída e tendo noção do quão importante era uma escola na Quarta-Feira, emprestou uma casa para esse fim, que durante algum tempo, permitiu que naquela época, alguns jovens de então aprendessem alguns ensinamentos básicos para a vida, como ler e escrever.
Foi também António Maria que deu um incentivo à construção da Casa do Povo, que entre outras funções veio a servir de residência às professoras que ao longo dos anos foram tendo como local de trabalho a Escola da Quarta-Feira.

Este homem foi também um dos principais responsáveis pela construção do arco da capela da Quarta-Feira que ainda hoje se mantem intacto.
António Maria é ainda hoje recordado como sendo também um homem que, habitualmente, produzia uma “boa pinga” para beber e oferecer aos amigos. Se fosse na adega era costume oferecer de beber por um copo feito de um “corno”, se por acaso encontrava algum “camarada” no meio da rua então rapidamente puxava pela “borracha” que quase sempre trazia à cintura.
Por tudo isto, António Maria foi mais um dos Quartafeirenses que pelo seu passado, deve fazer parte do presente ou pelo menos da memória daqueles que se continuam a interessar pela mítica história desta localidade que como alguém disse, sai do calendário e toma lugar no mapa.

Sem comentários:

Enviar um comentário