segunda-feira, 28 de março de 2011

O café da Quarta-Feira e sua importância.

Quando terá surgido a primeira taberna na Quarta-Feira?
Esta é pois uma questão que ao certo já ninguém ou poucos saberão responder, mas a verdade é que já se perdeu na memória a data, o local e o proprietário da primeira taberna Quartafeirense.
Uma taberna ou taverna era de uma forma genérica, um local de negócios onde as pessoas iam com o objectivo de beber bebidas alcoólicas e onde também podia ser servido algum tipo de alimentação, que mais não fosse, umas sardinhas ou uns carapaus fritos com 8 dias ou mais.
O encontro ocasional numa taberna para beber uns copos de vinho branco ou tinto, cerveja simples ou com gasosa, ou até uma laranjada, constitui pois uma tradição social de longa data a que o povo da Quarta-Feira há muito se habituou.
A Quarta-Feira teve já várias tabernas e actualmente tem um café e uma associação que são por excelência, o centro da vida social desta aldeia.
Os cafés são pois os sucessores das tabernas, digamos que são uma denominação e uma versão mais moderna, com melhores condições e  mais variedade de produtos mas que no fundo mantêm a sua essência enquanto lugares privilegiados de convívio.

O café da Quarta-Feira, pelo tempo de existência é pois uma casa que já faz parte da história desta localidade, pois ali já muitos mataram a sede, recuperaram forças com uma bebida quente ou fresca e até já foi para muitos um local de descanso, de relaxamento e de confraternização.
Hoje os tempos mudaram e as circunstâncias da vida da população actual não permitem que as cadeiras do café estejam tão ocupadas, no entanto, este local continua a ser o ponto de encontro habitual para aqueles que diariamente, semanalmente ou ocasionalmente ainda conservam o saudável hábito de ir ao café.
Sobretudo aos fins de semana, este local a que alguns em tom de brincadeira apelidam de capela ou Casa Santa, ganha uma vida nova, sendo um lugar de reencontro, quer seja à noite, à saída da missa ou nas tardes domingueiras. A verdade é que o café aproxima as pessoas pelo convívio que proporciona enquanto se vê televisão em companhia, se joga uma bela cartada ou até enquanto se tem uma típica conversa de café e se bebem uns copos entre amigos.
O café da Quarta-Feira é pois um local social, cujos benefícios de frequência são muito salutares uma vez que constituem uma óptima terapia de relaxamento, fazendo deste local um lugar de verdadeiro convívio e amizade que contribui decisivamente para uma mente sã e tranquila que nos dia de hoje nem sempre é fácil de conseguir.


1 comentário:

  1. Das coisas um pouco irritantes que existem é o adulterarem-se o sentido das palavras.
    Isso acontece com a palavra taberna.
    O Dicionário Porto editora ainda dá ,correctamente, o significado de Taberna :

    1. loja onde se vende vinho a retalho; baiuca
    2. casa de comidas e bebidas servidas a baixo preço; tasca

    Baiuca :

    1. casa pequena e miserável
    2. taberna

    A Taberna era assim um lugar miserável onde se vendia vinho a retalho. Uma garrafa de vinho era cara. O miserável que nem tinha dinheiro para uma garrafa ia comprar o vinho na taberna ou beber um copo 3.
    O cheiro a vinho era insuportável.
    É extremamente irritante ver hoje o significado dessa palavra adulterado.
    Abriu um local que se intitula " taberna" em Miraflores , Concelho de Oeiras.
    Sitio Fino.., . Até tem um aquario...;
    Aquilo é o oposto da Taberna.
    Coisa para gente com dinheiro.

    ResponderEliminar