segunda-feira, 7 de março de 2011

Balanço do evento "O Pão da Nossa Aldeia"

Tudo começou no Sábado, por volta das 15 horas. A azáfama era grande, enquanto alguns homens foram aquecendo o forno, as mulheres amassavam e preparavam a farinha para pão, bolos e pizzas. Por volta das 17 horas a “padaria” começou a sua laboração. Dentro das quatro paredes do forno o clima era de verdadeira festa e o calor que se fazia sentir lá dentro contrastava com o frio e a chuva que, na rua, ia caindo e que constituiu um “condimento” essencial para uma verdadeira noitada no forno. Foram muitos aqueles que marcaram presença e que contribuíram para o reviver de uma forma de vida de outros tempos. Foi de facto um momento de puro convívio que não é descritível por palavras e que só quem lá esteve pode testemunhar o quão divertido foi, pois enquanto o pão ia cozendo, foram-se bebendo uns tintos de castas quartafeirenses e recordando velhas histórias, cujo palco foi precisamente este forno que é hoje um edifício emblemático.
Entre conversas e histórias a “padaria” encerrou já era meia noite e no dia seguinte a festa continuou com uma animação ainda maior que não necessita de ser descrita por palavras, por ser bem visível nas fotografias que se seguem.
Esperemos que esta festa tenha continuidade no próximo ano e que os “Guardiões da Lua” grupo de teatro que dinamiza esta actividade continuem a dar corpo a este evento que já é uma referência na freguesia de Sortelha e no concelho de Sabugal.
Parabéns ao João Reis e ao Rui Marques pelo empenho que tiveram na organização do convívio e na Fama do Entrudo e às senhoras da Quarta-Feira que com o seu trabalho na confecção das iguarias fizeram com que este evento fosse um verdadeiro sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário