quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Entrudo na Quarta-Feira

A quadra carnavalesca, foi em tempos que já lá vão, uma imagem de marca da Quarta-Feira, pois havia nesta localidade uma verdadeira tradição de carnaval.
Segundo contam as pessoas com mais idade, a Quarta-Feira era uma aldeia de referência, no concelho de Sabugal, na comemoração desta quadra festiva, pois no dia de carnaval todos os caminhos vinham dar à Quarta-Feira, sendo muitos aqueles que, de terras vizinhas, vinham até à nossa aldeia à procura de diversão ou então para darem largas à sua imaginação com os seus disfarces carnavalescos.
Para além de um baile e muitos Entrudos, havia uma atracção principal que era a Fama do Entrudo que ainda hoje se realiza. A Fama é nada mais, nada menos que uma sátira carnavalesca que consiste precisamente em ridicularizar certas “passagens” da aldeia, principalmente das raparigas e também dos habitantes em geral, tendo sempre por base a imaginação, porque, na maioria das vezes, os factos ali narrados nunca aconteceram e nada têm a ver com a realidade.
Na Quarta-Feira, o carnaval tinha uma tal expressão que os rapazes começavam a “vestir-se de Entrudo”  quase com um mês de antecedência do dia de carnaval, sendo uma das suas principais diversões tentar assustar ou “meter medo” aos mais pequenos, para quem os Entrudos são uma espécie de figuras fantásticas e temidas, pois as suas vestes e máscaras eram sempre muito medonhas e para os adultos uma verdadeira incógnita na tentativa de descobrir quem se esconde por trás de tão insólita forma de trajar.
Quanto às iguarias de carnaval, também elas são bem típicas na Quarta-Feira, sendo prato obrigatório, as orelhas, o focinho e as patas de porco cozido.
O carnaval da Quarta-Feira é na verdade, uma tradição da qual a maioria dos habitantes guarda boas recordações  e que este povo deve manter viva, não a deixando cair no esquecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário