sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A alambicada do "Ti Manuel Antunes"

Fazer água ardente à moda antiga já é uma tarefa pouco habitual na Quarta-Feira, no entanto ainda vai havendo quem se dedique a tal actividade que já pode ser considerada de outros tempos.
Antigamente, fazer água ardente era uma actividade comum, pois os antigos não se preocupavam com excessos de álcool ou com os seus malefícios e todos tinham um certo brio em ter “cachaça” quanto mais forte melhor para,  nos dias frios, andarem mais quentes e para, quando as situações se proporcionassem, oferecer aos amigos.
Seria também com esses propósitos que um dia o “Ti Manuel Antunes” que morava em frente à casa do Ti Luís Cunha, fez a sua água ardente, mas ao que parece e se conta na Quarta-Feira, “levou para tabaco”, isto é, levou uma lição que nunca mais deve ter esquecido.
O “Ti Manuel Antunes” estava tranquilamente a fazer a água ardente, quando, por obra do acaso se lhe juntaram à volta da sua alquitarra, os rapazes da época, que por tradição se juntavam nas noites em que alguém tinha o lume aceso e a água ardente a correr para o garrafão.
O que de facto aconteceu e ficou para a história da Quarta-Feira foi a particularidade de os rapazes irem provando e conversando até que o coitado do “TI Manuel Antunes” acabou de fazer a alambicada e não ficou mesmo com nada, pois os ditos rapazes beberam-lhe toda a água ardente.
 A titulo de curiosidade, o “ Ti Manuel Antunes” era casado com Conceição Baptista, foi um casal da Quarta-Feira que, segundo se conta, teve “só” 19 filhos e nenhum sobreviveu.

Sem comentários:

Enviar um comentário